quinta-feira, 7 de julho de 2011

Obsolescência Programada

O que é? bem resumindo é quando um produto é feito para estragar em um tempo x ou simplesmente parar de funcionar, e onde o designer entra nisso... em praticamente todo o processo, na maioria dos casos é o designer ou designers que projetam, que colocam o tempo de vida útil e tecnicamente deveriam pensar em um modo de se desfazer desse produto "inutilizável".
Bem, porque fazem isso, é até simples de responder, se todos os bens que compramos fossem de longuíssima duração não precisaríamos comprar mais aquele produto por um bom tempo e assim uma hora ou outra o mercado consumidor iria parar de adquirir aquele tipo de produto... as empresas iriam parar de vender e tudo faliria, o desemprego iria aumentar e a estrutura do nosso sistema iria ruir, isso sem contar o atraso tecnológico,
com os bens tendo vida útil e as empresas sempre vendendo, a batalha de melhor produto, o que chama mais atenção, o mas moderno é acirrada, e as empresas investem muito na área de desenvolvimento do quer que seja que ela fabrica... assim temos tecnologia evoluindo num nível que as vezes é até difícil de acompanhar.
Mas o grande problema é : será que é possível continuarmos assim, o planeta teria recursos suficientes para mais alguns séculos de extrativismo desenfreado... não, e pra onde vai todos os bens não mais desejados? para lugares em países de terceiro mundo, que possuem verdadeiras cidades lixão onde grande parte de eletrônicos são despejados, o designer tem de pensar nesses assuntos antes de pensar em algo, antes de projetar algo, com o esgotamento dos recursos e a falta de lugar para despejar "sobras" é necessário que um projeto seja o mais sustentável possível para quando sua vida útil chegue ao fim possamos reaproveitar os materiais para futuros produtos, assim como as plantas, que quando morrem gera nutrientes para o próximo ser que abitaria aquele local.
Ao fim de tudo a obsolescência programada é realmente necessária para o desenvolvimento da humanidade e  para a estrutura de todo o sistema em que a maior parte do mundo vive porém é necessário o compromisso e atitude de todos para que os "efeitos colaterais" que estamos sentindo a alguns anos sejam amenizados e contornados de uma forma eficaz, é necessário que designers em conjunto com engenheiros, químicos e outras profissões de criação sejam mais éticos e pensem como vão fazer para melhorar toda essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário